Importância da Manutenção
As portas resistentes ao fogo assumem um papel preponderante no combate aos incêndios em edifícios. Estas, desde que devidamente instaladas e se encontrem fechadas, durante um determinado período de tempo impedem a propagação do fogo, asseguram a evacuação em segurança dos ocupantes do edifício e facilitam o acesso dos meios de socorro e de combate ao incêndio.
Para que as portas, e seus componentes, desempenhem eficazmente a função para que foram instaladas é necessário realizar manutenções corretivas e preventivas, de forma a que se encontrem devidamente operacionais, caso venham ser solicitadas.
LEMBRE-SE: a manutenção das portas corta-fogo é tão importante como a sua existência.
A SIMPLES EXISTÊNCIA DE UMA PORTA CORTA-FOGO NÃO GARANTE A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO. É NECESSÁRIO QUE ESTA, E OS SEUS COMPONENTES, SE ENCONTREM EM PERFEITO ESTADO DE FUNCIONAMENTO.
Verificar o funcionamento automático das portas e de todos os acessórios, realizar a limpeza dos alojadores de trinco, limpeza do piso e do batente e remover resíduos e objetos estranhos que dificultem o funcionamento das partes móveis, são consideradas ações preventivas e devem ser feitas mensalmente.
A verificação das condições gerais da porta quanto à pintura ou revestimento, a lubrificação dos componentes, a verificação do desgaste das partes móveis, são medidas reparadoras. No caso de alguma irregularidade no funcionamento, deve ser providenciada, imediatamente, a afinação e /ou substituição dos elementos. No mínimo, estas ações devem ser feitas semestralmente. Todos os serviços que envolvam substituição de peças, e manutenção periódica, devem ser executados pelo fabricante ou por empresas devidamente credenciadas e certificadas, com técnicos qualificados e registada na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), de forma a garantir a qualidade e a eficiência do conjunto porta corta-fogo.
Periodicamente, deve ser providenciada a afinação ou substituição dos elementos que não estejam em perfeitas condições de funcionamento, bem como limpeza e lubrificação das partes móveis, de forma a mantê-los operacionais.
A manutenção periódica dos equipamentos é da responsabilidade do proprietário ou do administrador do edifício, e é obrigatória por lei. A sua não concretização é punida por lei.
A CLOSE & SAFE oferece um serviço de manutenção (preventiva e retificativa) e de assistência técnica, realizado por técnicos especializados, a qual vai ao encontro das necessidades e preocupações do cliente. Com a celebração de um Contrato de Manutenção, o proprietário ou o administrador do edifício, tem a garantia de um serviço competente de forma a manter estes equipamentos em perfeita operacionalidade, dando cumprimento ao disposto por Lei.