Manutenção em Molas Hidráulicas

O papel das portas resistentes ao fogo é o de conter as chamas, calor e fumos quentes provenientes de um incêndio. Para que tal seja conseguido, estas têm que se encontrar fechadas ou fechar automaticamente quando deflagre um incêndio. A função das molas hidráulicas é garantir o fecho automático das portas corta-fogo, garantindo que estas se mantenham fechadas, de forma a evitar a propagação de um incêndio.

Vários são os modelos, tipos e acabamentos disponíveis, podendo ser molas aéreas ou molas de pavimento. As molas aéreas podem ser exteriores ou ocultas, com braço articulado ou com guia deslizante. A mola a aplicar numa porta depende da dimensão e do peso da porta e da intensidade de uso prevista.

Tratando-se de um acessório fundamental nas portas corta-fogo, é importantíssimo garantir e manter a sua funcionalidade adequada, devendo sofrer uma Inspeção e Manutenção Periódica por parte das equipas de manutenção. Contudo, esta não deve ser analisada isoladamente, devendo todo o conjunto (porta e acessórios) funcionar como um todo.

Assim, na Inspeção e Manutenção Periódica realizada pela CLOSE & SAFE, as molas hidráulicas são alvo de:

- Controlo visual do seu estado, verificando se não verte óleo;

- Verificação do seu funcionamento e existência de folgas;

- Desencaixar o braço da mola, procedendo à sua limpeza e lubrificação;

- Verificar fixação da mola à porta, apertar parafusos de fixação e afinar a sua força de fecho de forma a que a porta feche corretamente;

- Verificação final de funcionamento.