Manutenção em Seletores de Fecho

O papel das portas resistentes ao fogo é o de conter as chamas, calor e fumos quentes provenientes de um incêndio. Para que tal seja conseguido, estas têm que se encontrar fechadas ou fechar automaticamente quando deflagre um incêndio.

Os seletores de fecho são mecanismos a serem instalados essencialmente em portas corta-fogo duplas, e têm como função de garantir que elas fecham corretamente, isto é, garantir que a folha ativa fecha depois da passiva. Nas portas resistentes ao fogo, os seletores de fecho não devem possuir retentores, a não ser que estes sejam eletromagnéticos, permitindo o seu desbloqueio automático em caso de incêndio.

Encontramos seletores de fecho de braço (gravítico ou oscilante) ou incorporados num conjunto de molas hidráulicas, com ou sem paragem eletromagnética.

Como todos os componentes das portas resistentes ao fogo, estes devem sofrer uma Inspeção e Manutenção Periódica por parte das equipas de manutenção, de modo a garantir e manter a sua correta funcionalidade.

Assim, na Inspeção e Manutenção Periódica realizada pela CLOSE & SAFE, os seletores de fecho, entre outras verificações, são alvo de:

  • Controlo visual do seu estado, verificando o seu desgaste;

  • Verificação do seu funcionamento e existência de folgas;

  • Verificação se bate na posição corretamente da porta, de forma a garantir a adequada coordenação de fecho;

  • Limpeza, apertos, afinação e lubrificação;

  • Verificação final de funcionamento.