top of page

Manutenção de Barras Antipânico

As barras antipânico e/ou dispositivos de emergência são necessários nos casos em que as portas se situam em caminhos de evacuação, quer as portas sejam ou não corta-fogo. No caso destas serem corta-fogo, assumem simultaneamente a função de compartimentação ao fogo e de saída de emergência. Estes dispositivos, associados a fechaduras antipânico, facilitam a abertura fácil e rápida das portas nelas instalados.

Vários são os modelos, tipos e acabamentos das barras antipânico disponíveis. Estas podem ser de alavanca ou de pressão, de sobrepor ou de embutir (associadas a fechaduras antipânico), mas a sua função é sempre permitir a abertura da(s) porta(s) no sentido da evacuação.

Tratando-se de um acessório fundamental nas portas de emergência, é importantíssimo garantir e manter a sua funcionalidade, devendo sofrer uma Inspeção e Manutenção Periódica por parte das equipas de manutenção. Contudo, esta não deve ser analisada isoladamente, devendo todo o conjunto (porta e acessórios) funcionar como um todo.

Assim, na Inspeção e Manutenção Periódica realizada pela CLOSE & SAFE, as barras antipânico são alvo de:

  • Controlo do seu estado visível e dos seus componentes;

  • Verificação do seu funcionamento e do desgaste dos componentes interno, como molas e pernos;

  • Limpeza interior, lubrificação interna, aperto e reajuste da barra e dos seus componentes (horizontais e verticais) e afinação;

  • Verificação e ajuste das quadras de ligação à fechadura antipânico (no caso de barras antipânico de sobrepor);

  • Verificação final de funcionamento.

bottom of page